terça-feira, 19 de outubro de 2010

Treinamento Planejado para construir o corpo dos seus sonhos

As pessoas se enganam ao tentar emagrecer sem planejamento seguindo dietas “da moda” ou treinamentos milagrosos, que prometem resultados rápidos, provocando o famoso “efeito sanfona”. Um dos fatores fundamentais para manutenção de peso é a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Cerca de 90% das pessoas que se livram desse “efeito sanfona” praticam exercícios mais de três vezes por semana. Para obtermos resultados eficientes, seguros e duradouros, é necessário um planejamento especifico pessoal, respeitando princípios de individualidade e adaptação.

    A professora de Educação Física Aline de Paula trabalha com treinamento individualizado e afirma: “A prática de exercícios físicos deve ser acompanhada de determinação, dedicação e perseverança na rotina do dia-a-dia”.
Pilates3



    Segundo a professora, emagrecer significa alterar a composição corporal. “A preocupação deve ser em tornar os músculos, ossos, tendões e ligamentos mais fortes e flexíveis com a musculação e alongamento, e melhorar o condicionamento cardiorrespiratório com atividades aeróbicas  eliminando as gordurinhas indesejadas”.

    Aline é também acupunturista e propõe ainda o uso desta técnica para potencializar a perda de peso e auxiliar na manutenção desses resultados de forma mais constante e duradoura. “A auriculoterapia, por exemplo, é uma técnica através da qual eu consigo estimular com micro agulhas alguns pontos da orelha dos meus alunos e esses estímulos vão ajudar no emagrecimento melhorando o funcionamento do metabolismo (queima de gordura), reduzindo a fome, ansiedade, o inchaço (retenção de líquidos)”.



    Atualmente, a técnica é bem aceita e os bons resultados tem sido comprovado em diferentes pacientes, de acordo com a professora é preciso prestar atenção e observar alguns detalhes: “esse tipo de alternativa auxilia de fato na conquista e manutenção dos resultados desejados por cada indivíduo, mas só deve ser prescrita e conduzida por profissionais realmente capacitados para exercer tais procedimentos para que estes objetivos sejam alcançados com sucesso”.

    Segundo Aline, alguns alunos com quem ela teve a oportunidade de executar o treinamento planejado associando a prática regular de exercícios físicos, com processos auxiliares como a auriculoterapia, os resultados e benefícios alcançados são:




1)    Queima de calorias com a aceleração do metabolismo

O metabolismo (gasto de calorias do corpo) pode sofrer considerável redução quando há perda de peso, emagrecimento. Dessa maneira, o corpo precisa de menos energia para realizar as funções básicas. A prática de atividade física acelera o metabolismo e ajuda a gastar energia armazenada (gordura).

2)    Melhora na qualidade da massa muscular

O emagrecimento em geral, causa também perda de massa muscular. A musculação auxilia na redução de gordura, preservando ou aumentando a musculatura, de acordo com as necessidades e metas de cada indivíduo.

3)    Proteção contra doenças e aumento da imunidade

Doenças como depressão, ansiedade, problemas cardíacos e dores diversas são combatidas, reduzidas ou prevenidas com exercícios que além de tudo, fortalecem ossos e regulam o sono.

4)    Redução do estress

Os exercícios aliviam o estresse e fazem as pessoas se sentirem melhor. O hormônio do stress: o cortisol é reduzido com a prática de exercício.

    Para finalizar, Aline alerta: “o segredo não está em apenas conquistar os resultados esperados, mas em manter esses resultados, o que implica em uma mudança de hábitos. O treinamento não é apenas uma ferramenta para resultados imediatos, mas também uma transformação diária, que dá suporte para que cada indivíduo alcance sua meta e consiga manter-se por maior tempo dentro desse resultado”.

Fonte: Revista Plástica

Nenhum comentário: