As pessoas se enganam ao tentar emagrecer sem planejamento seguindo dietas “da moda” ou treinamentos milagrosos, que prometem resultados rápidos, provocando o famoso “efeito sanfona”. Um dos fatores fundamentais para manutenção de peso é a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Cerca de 90% das pessoas que se livram desse “efeito sanfona” praticam exercícios mais de três vezes por semana. Para obtermos resultados eficientes, seguros e duradouros, é necessário um planejamento especifico pessoal, respeitando princípios de individualidade e adaptação.
A professora de Educação Física Aline de Paula trabalha com treinamento individualizado e afirma: “A prática de exercícios físicos deve ser acompanhada de determinação, dedicação e perseverança na rotina do dia-a-dia”.
Segundo a professora, emagrecer significa alterar a composição corporal. “A preocupação deve ser em tornar os músculos, ossos, tendões e ligamentos mais fortes e flexíveis com a musculação e alongamento, e melhorar o condicionamento cardiorrespiratório com atividades aeróbicas eliminando as gordurinhas indesejadas”.
Aline é também acupunturista e propõe ainda o uso desta técnica para potencializar a perda de peso e auxiliar na manutenção desses resultados de forma mais constante e duradoura. “A auriculoterapia, por exemplo, é uma técnica através da qual eu consigo estimular com micro agulhas alguns pontos da orelha dos meus alunos e esses estímulos vão ajudar no emagrecimento melhorando o funcionamento do metabolismo (queima de gordura), reduzindo a fome, ansiedade, o inchaço (retenção de líquidos)”.
Atualmente, a técnica é bem aceita e os bons resultados tem sido comprovado em diferentes pacientes, de acordo com a professora é preciso prestar atenção e observar alguns detalhes: “esse tipo de alternativa auxilia de fato na conquista e manutenção dos resultados desejados por cada indivíduo, mas só deve ser prescrita e conduzida por profissionais realmente capacitados para exercer tais procedimentos para que estes objetivos sejam alcançados com sucesso”.
Segundo Aline, alguns alunos com quem ela teve a oportunidade de executar o treinamento planejado associando a prática regular de exercícios físicos, com processos auxiliares como a auriculoterapia, os resultados e benefícios alcançados são:
1) Queima de calorias com a aceleração do metabolismo
O metabolismo (gasto de calorias do corpo) pode sofrer considerável redução quando há perda de peso, emagrecimento. Dessa maneira, o corpo precisa de menos energia para realizar as funções básicas. A prática de atividade física acelera o metabolismo e ajuda a gastar energia armazenada (gordura).
2) Melhora na qualidade da massa muscular
O emagrecimento em geral, causa também perda de massa muscular. A musculação auxilia na redução de gordura, preservando ou aumentando a musculatura, de acordo com as necessidades e metas de cada indivíduo.
3) Proteção contra doenças e aumento da imunidade
Doenças como depressão, ansiedade, problemas cardíacos e dores diversas são combatidas, reduzidas ou prevenidas com exercícios que além de tudo, fortalecem ossos e regulam o sono.
4) Redução do estress
Os exercícios aliviam o estresse e fazem as pessoas se sentirem melhor. O hormônio do stress: o cortisol é reduzido com a prática de exercício.
Para finalizar, Aline alerta: “o segredo não está em apenas conquistar os resultados esperados, mas em manter esses resultados, o que implica em uma mudança de hábitos. O treinamento não é apenas uma ferramenta para resultados imediatos, mas também uma transformação diária, que dá suporte para que cada indivíduo alcance sua meta e consiga manter-se por maior tempo dentro desse resultado”.
Fonte: Revista Plástica
Nenhum comentário:
Postar um comentário