segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tirando suas dúvidas meninas!

Refrigerante light dá celulite?

http://totalacademia.files.wordpress.com/2009/10/celulite.jpg

Respirem aliviadas, refrigerante light NÃO dá celulite. A celulite é causada pelo acúmulo de gordura em algumas regiões estratégicas do corpo (perna, bumbum, barriga…). Essas gorduras atrapalham a circulação entre as células, que se inflamam e incham. E aí aparecem os furinhos (imagine um colchão de ar, que quanto mais se enche, mas se ressaltam as costuras). Ou seja, tudo o que engorda causa celulite. É por isso que se diz que refrigerante, que é cheio de açúcar, dá celulite. E é verdade. Mas como o light (ou o zero) não tem açúcar, fica 100% livre de culpa no cartório.
O que? Você não toma refri, é magra e mesmo assim tem as malditas? É que celulites têm muito a ver com genética e está diretamente relacionada aos hormônios femininos. Uma droga. Mas algumas atitudes podem ajudar a melhorar o aspecto de casca de laranja da pele: boa alimentação, muita água e atividade física. Em conjunto, esses hábitos melhoram a circulação, diminuem a retenção de líquido, reduzem a gordura localizada e  firmam a musculatura. Mas, verdade seja dita: exterminá-las de vez é tarefa difícil. O jeito é pensar pelo lado positivo: 99% das mulheres sofrem desse mal. Então, por que se desesperar tanto?

Adolescente pode malhar?




peso

 

Pode. E deve: exercício físico traz bem-estar, fortalece os ossos, os músculos o coração, ajuda a manter a forma e previne doenças.
Mas, como nessa fase o corpo está em pleno desenvolvimento, é preciso tomar alguns cuidados. O principal deles diz respeito à musculação. É que essa atividade pode exigir muito dos músculos e dos ossos e acabar desviando o foco do crescimento. Além disso, enquanto está crescendo, o corpo fica mais exposto a lesões.
Antes de ficar menstruada, os riscos são maiores. Nesse caso, o melhor é optar por atividades com pouco peso que, como ginástica localizada ou musculação feita com pouca carga, que valorizem a resistência (músculos fortes e definidos) e não o aumento exagerado da musculatura (chamado de hipertrofia).
Depois da menstruação, já dá pra pegar um pouco mais forte. Mas exercícios que trabalham com muita carga devem sempre ser supervisionados por um especialista. Se você pretende se matricular em uma academia, fique de olho se o lugar tem bons instrutores e se o treino vai ser feito especialmente para você.


“Não como carne. E agora?”




veggie1


A carne é um alimento muito rico em nutrientes: além ser uma fonte importante de proteínas, ela também é rica em ferro e em vitaminas do complexo B. Nenhum outro alimento contém sozinho os nutrientes da carne. Então você terá que caprichar na variedade do seu prato.Para substituir a proteína:
Isso é fácil. Frango e peixe podem trazer a proteína que você precisa. Mas se você é mais radical e não põe nenhum bichinho na sua boca, terá que caprichar na quantidade de ovos, leite e derivados ou soja.
Para substituir o ferro:
Essa é um pouco mais difícil e é bem importante (falta de ferro = anemia). Reforce o consumo de folhas escuras (como couve, brócolis, rúcula), leguminosas (como feijão, lentilha e soja) e cereais integrais. Como o intestino tem mais dificuldade em absorver o nutriente vindo de vegetais, recomenda-se, ainda, o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro. Exemplo: depois do almoço, tome um suco de laranja ou uma porção de morangos.
Para substituir as vitaminas do complexo B:
Elas não são muito faladas, mas são superimportantes: sua falta pode causar desde descontrole hormonal até problemas de pele e anemia. Mais uma vez, turbinar o prato com verduras, legumes e cereais. Leite e ovos também são ricos nesses nutrientes.
É, pra ser veggie tem que gostar de experimentar coisas novas, principalmente na adolescência, quando o organismo precisa estar com tudo em dia para garantir o desenvolvimento adequado.

TPM: mito ou verdade?

tpm2
Vou ficar menstruada na próxima semana e faz dias que estou me sentindo gorda, inchada! Minha mãe disse que inchar antes da menstruação é normal. Mas isso é verdade ou é um mito?

É verdade. Inchaço pode ser um sintoma da tensão pré-menstrual, vulgo TPM.
Sim, TPM existe mesmo, apesar de muita gente achar que é pura frescura. É que nos dias que antecedem a menstruação, os hormônios passam por uma montanha-russa cheia de altos e baixos que pode influenciar o comportamento do nosso corpo e das nossas emoções. Não é todo mundo que tem. Mas quem tem pode apresentar mais de 150 sintomas diferentes.
Os médicos dividem a TPM em 4 tipos:
* A – de Ansiedade. Você fica nervosa, briguenta, com oscilações de humor.
* H – de retenção Hídrica.
Os seios ficam doloridos e o corpo, inchado. A sensação é de estar mais gorda, igualzinho o que a Mari está sentindo. Também dá dor de cabeça.
* C – de Compulsão.
Dá uma vontade incontrolável de comer doces, cansaço e dor de cabeça.
* D – de Depressão. Sabe aquela vontade de chorar, mesmo sem ter nenhum motivo? Então…
E pior, você pode ter mais de uma delas ao mesmo tempo.
Mas atenção: não vale usar a tensão pré-menstrual como desculpa permanente. Só é TPM se os sintomas aparecerem antes da menstruação, permanecerem por pelo menos 3 dias consecutivos e passarem com a descida do fluxo. Se você ataca a geladeira todas as tardes e briga com o namorado uma vez por semana, pare e pense: o problema é outro!

Fonte: Capricho
 

Nenhum comentário: