domingo, 27 de dezembro de 2009

Cuidar da Celulite exige trabalho, mas vale a pena!

http://totalacademia.files.wordpress.com/2009/10/celulite.jpg


A maior parte das mulheres cuja faixa etária já ultrapassou os deliciosos anos da infância têm realmente algo em comum: celulite. Cruel, não? Mas verdadeiro!
Esta alteração do tecido cutâneo acontece na parte mais profunda da pele, onde estão localizadas as células de gordura e também nas camadas intermediárias da pele. A celulite compromete a eliminação de toxinas e a microcirculação sanguínea. É um problema típico feminino, pois está associada a presença do hormônio estrógeno . A puberdade e a gestação são duas épocas onde a celulite se agrava, pois há intensa alteração hormonal.

Vários níveis de ocorrência
A celulite se apresenta em diferentes tipos e graus de evolução, sendo mais comum nas regiões que mais definem o contorno do corpo da mulher, como coxas, quadris, nádegas, parte superior interna dos joelhos. A localização é influenciada pelos hormônios femininos que determinam onde as células de gordura e os líquidos irão se acumular. Alguns fatores agravantes, como alimentação inadequada, vida sedentária, tabagismo e uso de anticoncepcionais funcionam como verdadeiras alavancas para piorar o quadro.

Cosmético funciona?
É claro que é fundamental adotar hábitos de vida sempre equilibrados, com alimentação rica em fibras vegetais, em 6 refeições diárias. Ingerir aproximadamente 2 litros de água também ajuda na eliminação das toxinas, isso tudo a gente sabe bem, mas será que os produtos cosméticos podem mesmo ajudar?
Sem dúvida uma fórmula cosmética que contemple ingredientes ativos que melhorem a drenagem das toxinas e na ativação da lipólise, vai melhorar o quadro da celulite.
  • Iontoforese: É a aplicação de uma corrente galvânica sobre a pele acometida em associação com produtos farmacológicos lipolíticos. A criação do campo magnético facilita a passagem do produto até camadas mais profundas.

  • Ultra-som: O efeito térmico e de dilatação dos vasos, também favorecendo a penetração de substâncias pela pele.  
  • Termoterapia: O emprego de calor ou frio gera vasodilatação. Sua eficácia é questionada, pois a vasodilatação pode agravar o quadro. 

terapias-alternativas
  • Pressoterapia: É coadjuvante no tratamento, favorece o retorno venoso e linfático. 

pressoterapia per cellulite
  • Drenagem linfática manual: É a técnica de massagem com pressões suaves e rítmicas que estimulam o fluxo da linfa, reduzindo o edema. 

  • Eletrolipoforese: É a aplicação de vários pares de agulhas finas e longas conectadas a gerador de baixa freqüência, criando campo magnético que favoreceria a drenagem circulatória, trocas metabólicas e lipólise. 

    Considerações finais
    Para graus leves ou moderados da celulite, a melhora será alcançada com associação de métodos farmacológicos, físicos e alterações nos fatores agravantes. A prevenção é a melhor maneira de se evitá-la, através de hábitos saudáveis de vida que começam na infância e duram até a idade madura.

    Nenhum comentário: