Dias bonitos, um verão de 40 graus, praia e muito sol. Quem não quer pegar aquela cor saudável junto com os filhotes? O sol pode fazer bem à saúde, mas também muito mal. Um dos perigos é o câncer de pele, o que mais atinge os brasileiros. Por isso, mamães e papais, cuidado, pede a dermatologista Karla Assed.
"Os pais devem ficar atentos ao horário, deixando a criança exposta diretamente ao sol somente antes das 10 h e após às 17h, sempre com filtro solar resistente a água e ao suor, reaplicando-o antes de sair de casa e a cada hora de exposição. O sol é importante para produção de vitaminas. É imprescindível que os horários de exposição sejam respeitados para que a criança não sofra com as possíveis queimaduras causadas por ele. Um protetor que contenha dióxido de titânio, com fator de proteção 60, é a melhor opção para pele delicada delas. Já os bronzeadores caseiros devem ser abolidos totalmente."
Se após a praia você notar que a pele está mais avermelhada e com ardência, a dermatologista aconselha uma receita caseira que sempre dá certo. Tudo para pais e filhos: compressa de chá de camomila gelado, ou uma papinha feita à base de maizena e água, que ajudam a acalmar a pele. Beber mais de dois litros de líquidos por dia é muito importante e ajuda a hidratar a pele e o corpo.Já os cabelos finos também sofrem e ressecam muito com a água do mar ou da piscina. Para resolver esse problema é aconselhável um bom xampu hidratante, e para aumentar o brilho, na última lavagem, outra dica da Dra Karla é enxaguá-lo com a mistura de uma colher de sopa de vinagre de maçã em um litro de água.
É bom ficar atento também a algumas doenças de pele que são mais comuns no verão, entre elas, as micoses de praia, que podem ser facilmente adquiridas, por exemplo, através das fezes dos cachorros deixadas nas areias.
A seguir, algumas dicas úteis para um verão saudável:
- Freqüentar a praia antes das 10h e após às 17h
- Usar filtro solar e reaplicá-lo a cada hora
- Beber bastante líquido, pois a pele desidrata no verão
- Hidratar a pele e os cabelos após exposição ao sol
- Usar boné ou viseira para uma maior proteção do sol
- Mais dicas no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br)