quarta-feira, 17 de março de 2010

Xampu a seco

Ele quebra o galho nas horas críticas em que não há como lavar o cabelo - e funciona!



Você está no trabalho e é convidada para uma happy-hour num barzinho badaladíssimo. No espelho, percebe que o cabelo está pesado e oleoso. O quer fazer? Calma. Já existe solução para contratempos de mulher moderna. "O xampu que lava a seco é indicado a todos os tipos de cabelo. Com uma ou duas borrifadas, proporciona uma limpeza instantânea, neutraliza odores e retira a oleosidade nas situações de emergência", afirma o especialista em inovações no mercado de beleza e proprietário do salão que leva o seu nome, Glecciano Luz.

Como anda seu cabelo? Faça o teste 


Antigamente, as mulheres aplicavam talco no couro cabeludo quando queriam retirar aquele aspecto de cabelo molhado. O xampu a seco funciona como um pó que absorve a oleosidade e dá mais volume aos fios, deixando-os com uma aparência natural.


Confira FOTOS de produtos
Dryclass
Dryclass


Sprayset

Sprayset

O produto é indicado também para mulheres que fazem escova ou chapinha frequentemente e querem aumentar a durabilidade do efeito. Sem a necessidade de lavar o cabelo com água, é possível mantê-lo liso e limpo por mais tempo. Segundo o sócio-diretor da Aspa Demetre Giókaris, o xampu a seco da marca Dry Clean Sprayset não interfere com nenhum tratamento térmico ou químico.

Modo de usar

Para ter os fios limpos num estalar de dedos, borrife jatos curtos na direção da raiz, mantendo uma distância de 10 a 15 cm. Após esperar alguns minutos, escove bem o cabelo para remover uma película branca que se forma na superfície. "O xampu que lava a seco deve ser usado, no máximo, uma vez por semana. É importante não aplicar o produto diretamente no couro cabeludo, pois o pó pode acabar obstruindo os poros, causando infecções e prejudicando o nascimento e crescimento dos fios", adverte o diretor médico do Instituto do Cabelo, Dr. Luciano Barsanti.

Contraindicações

Apesar dos xampus a seco não conterem detergentes ou substâncias agressivas na sua fórmula, é preciso estar atento a alguns fatores antes de se render às maravilhas dessa novidade cosmética. Pessoas com alergia a pó, inflamações, descamação, feridas ou dermatites no couro cabeludo devem ficar longe deles.

Segundo o Dr. Luciano Barsanti, aplicar o produto em fios oleosos e pouco espessos também não é uma boa ideia. "O xampu promete dar mais volume, mas no caso dos cabelos extremamente finos um fio vai acabar aderindo ao outro, provocando um aspecto de higiene questionável", alerta o médico.


Dicas importantes

Embora não exista uma grande variedade de xampus a seco disponível no Brasil, aos poucos eles vêm ganhando adeptas por aqui. Além da Aspa, outras marcas no mercado são a Klorane, Felithi e Timevision. Em grandes lojas internacionais como a Sephora é possível encontrar ainda a linha Oscar Blandi - dá para comprar pela Internet. Confira como fazer o seu pedido AQUI.

A explicação para esse tipo de produto fazer mais sucesso nos países de frio intenso do que pelas nossas bandas está nos hábitos de higiene. Sem lavar a cabeça diariamente devido às baixas temperaturas, o xampu acaba sendo utilizado com mais frequência do que o recomendado pelas mulheres do hemisfério norte.

"É importante levar em conta que esse produto funciona apenas como um paliativo e não substitui de modo algum uma boa chuveirada. Para o clima tropical do Brasil, a higiene ideal passa por lavar a cabeça todos os dias ou, no máximo, em dias intercalados. O xampu utilizado durante o banho deve ser adequado a cada tipo de cabelo e indicado por um médico tricologista ou por um profissional de beleza capacitado", revela Dr. Luciano Barsanti.

Recomenda-se também respeitar a estrutura dos fios. Aqueles submetidos a alisamentos, tinturas e escovas progressivas devem ser lavados com xampus e condicionadores que devolvam os nutrientes perdidos durante os processos químicos.

Seguindo as dicas dos especialistas e mantendo os cuidados com a higiene, dá para aproveitar as vantagens dos xampu que lavam a seco sem preocupação.

Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário: