terça-feira, 7 de julho de 2009

Certeza e alguns cuidados são essenciais antes da tatuagem


Tatuagem de um terço como tornozeleira...tatoo da dona deste blog...a minha eu amo. Então, escolham bem a de vocês!

Todo o cuidado é pouco na hora de fazer uma tatuagem. É preciso ter muita certeza do desenho a ser eternizado na pele - assim, evita-se problemas como o da jovem belga que ganhou destaque na imprensa internacional ao anunciar que vai processar o tatuador que fez 56 estrelas em seu rosto. Além disso, é preciso observar as condições do estabelecimento em que a "arte" será feita, já que o procedimento sem medidas de segurança e higiene leva ao risco de se contrair infecções cutâneas, hepatite e até HIV.


Estúdios clandestinos ou sem o selo da Vigilância Sanitária devem ser evitados. Segundo a dermatologista Tanit Varejão, do BarraLife, o material usado pelo tatuador precisa estar esterilizado. Tinta de má qualidade, por sua vez, pode causar alergia e até um choque anafilático. O selo da Vigilância Sanitária é a garantia de que o estabelecimento segue as condutas mínimas de higiene recomendadas.


Para apagar uma tatuagem, o método mais eficaz é o laser, mas a retirada pode não ser completa. Outros procedimentos são a cirurgia ou a dermoabrasão (lixamento da pele), mas podem deixar cicatrizes. A dificuldade de se garantir uma remoção eficaz torna ainda mais dramática a situação da belga Kimberly Vlaminck, 18 anos.


Ela alega que dormiu enquanto era tatuada e está processando seu tatuador, Romanian Toumaniantz, 37 anos, porque teria acordado com 56 estrelas no rosto, apesar de ter pedido somente três.


Apesar de dizer que vai pagar metade da remoção, Toumaniantz se defendeu: afirmou que tem uma testemunha para comprovar que a adolescente pediu as 56 estrelas. Segundo o tatuador, a jovem teria, na verdade, se desesperado ao ver que o pai desaprovou os desenhos.