quinta-feira, 30 de julho de 2009

Skinny: o jeans entre a moda e o rock



Skinny o jeans entre a moda e o rock


Sem dúvida nenhuma, o jeans skinny - aquele super justinho - caiu no gosto e no guarda-roupa de todos.


E não só das mulheres, mas dos homens e jovens de todas as idades. Super estilosa, a calça skinny fica bem de salto, para os dias mais poderosos; de sneaker, para aquela balada alternativa, e de bota, quando o melhor é ser básica.

Várias tribos urbanas usam esse tipo de jeans como marca registrada. A calça skinny têm um ar super rock’n roll, por isso os grupos que não saem sem ela de casa são todos ligados a esse ritmo.


Para Priscila Locatelli, estilista da Denúncia Jeans, cada tribo adequa o modelo a sua personalidade e estilo. Assim, escolhem peças com características próprias e dão preferência a certas cores, lavagens e acessórios.


Os punks, muito antes de a moda surgir nas passarelas, já desfilavam com seus jeans skinny pelas ruas dos Estados Unidos e Inglaterra. No final da década de 70, os integrantes da banda americana Ramones e Sex Pistols não saíam de casa sem as calças super justas e seus coturnos.


Os jovens que ainda seguem o movimento punk e se identificam mais com a banda britânica Sex Pistols, dão a impressão de serem mais agressivos, pois o que mais se vê em suas calças são os detalhes rasgados. “Eles usam as lavagens mais detonadas e também gostam de tachas”, confirma a estilista. Já os que gostam mais dos Ramones, preferem o jeans mais clássico, lisinho, sempre acompanhado das tradicionais jaquetas de couro.


De acordo com Priscila, outro grupo que tem como referência o jeans skinny são os indies, que curtem artistas e bandas de rock independentes, como os Strokes e Franz Ferdinand. “Eles preferem os jeans mais escuros, com lavanderia mais envelhecida, já que o estilo fica por conta dos acessórios, como os terninhos, que compõe seu look”, explica. Misturar esses terninhos e gravatas com jeans skinny e tênis all star - ou qualquer outro coloridíssimo snaker - faz a cabeça dessa galera super estilosa.


Os emos - conhecidos adolescentes de franja no olho e cara de tristes - que cultuam um visual bem andrógeno com muita maquiagem, tanto para meninas, quanto para meninos, também adoram as skinnies. Os jeans dessa tribo, ao contrário dos indies, são sempre de cores vibrantes. “Eles gostam de jeans verde, pink e vermelho”, fala Priscila. Apesar do super colorido, as calças dos emos normalmente são mais básicas, mais sequinhas. Eles se inspiram nos visuais de bandas de hardcore melódico, como My Chemical Romance e Simple Plain.


Hoje, na moda vale quase tudo. O importante é sempre saber adequar o visual ao seu tipo de corpo e personalidade. Aquela velha história de só usar jeans justo com blusas mais amplas, e vice-versa, já era. O importante é ter bom senso, personalidade e um jeans skinny no armário.