domingo, 26 de julho de 2009


Contracepção na adolescência

Comparado com países europeus, o País está entre os maiores índices. Por isso, a orientação sobre contracepção na adolescência é cada vez mais importante. Às mães que ainda resistem em falar sobre o assunto com as filhas, vale lembrar que a dificuldade em enfrentar uma gravidez precoce por ambas é bem maior que vencer bloqueios com a educação sexual.


A falta de diálogo pode ser ainda pior quando se torna uma opressão. Até as adolescentes preocupadas em não ter uma gestação surpresa são prejudicadas, na tentativa de esconder os métodos. Muitas vezes, o medo de serem descobertas pelos pais contribui para que não estejam com os comprimidos sempre a mão.


O esquecimento das pílulas tira também a tranqüilidade das mães mais modernas. É importante ajudar as adolescentes que iniciam a vida sexual a ter responsabilidade e comprometimento com o uso correto dos métodos. Só assim é possível validar a atitude dos pais. Hoje os pais têm a opção de apresentar os métodos mais modernos aos filhos. O anel vaginal, inserido apenas uma vez ao mês pela própria usuária no órgão genital é um exemplo. Além de evitar a gravidez e falhas no uso de pílulas diárias, tem menos efeitos colaterais e uma menor dosagem hormonal. Para as garotas que têm consciência de se prevenir e receio que as mães as descubram, o método com uma única aplicação mensal também facilita.