segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Engordar não é fácil

Verdade de muitos.

É o que dizem as magrinhas que sonham em conquistar uns

quilinhos a mais enquanto boa parte das mulheres sua a camisa

para entrar no manequim 38 tem gente que nao sabe mais

o que comer para engordar.


A maioria das pessoas vive fazendo dieta para emagrecer, porém uma parte da população sofre exatamente pelo problema contrário: são extremamente magras e não conseguem engordar. Como existe dieta para emagrecer, também existe dieta para engordar. Se este é o seu caso, o primeiro passo é descobrir, realmente, se você está magro e se não há algum problema de saúde impedindo o ganho de peso.


Um dos métodos é calcular seu IMC, índice de massa corporal. Através dele você pode fazer uma comparação entre peso e altura. A conta é a seguinte: pegue seu peso e divida pela sua altura ao quadrado. Os resultados seguem abaixo:


Para elas
até 19 = baixo peso
de 20 - 24 = peso desejado (normal)
de 25 - 29 = sobrepeso
maior que 29 = obesidade


Para eles
até 20 = baixo peso
de 21 – 25 = peso desejado (normal)
de 26 – 30 = sobrepeso
maior que 30 = obesidade


Em busca de solução
O importante é ir ao médico nutricionista e fazer alguns exames para constatar se há um problema, algum distúrbio alimentar ou carência de nutrientes. Com os resultados em mãos é possível avaliar a situação. O segredo para engordar sem celulite e “pneuzinhos” é não tentar engordar através de açúcar e gordura e, sim, investir numa dieta equilibrada e realizar exercícios físicos. De acordo com a nutricionista Soraia Augusta, para engordar com saúde você deve:


• Manter a freqüência das refeições e obedecer os horários padrões que você estipular. Depois de um tempo, você comerá por hábito.


• Comer devagar, em um lugar tranqüilo, sem barulho. Se não for possível, enquanto estiver comendo tente se concentrar na comida e no ato de se alimentar.


• Enriquecer todas as refeições habituais, ou seja, aumentar seu valor calórico. Se, por exemplo, você toma leite, enriqueça com mel, frutas ou cereais.


• Não beber líquido durante as refeições. Ele atrapalha a mastigação, que prepara o alimento e o aparelho digestivo para a digestão.


• Evitar comer fora do horário. Algumas pessoas perdem a fome se comerem algo antes do almoço. Prefira fazer poucas refeições, mas bem feitas.


• Tomar água em pequenas quantidades durante todo o dia num total de, pelo menos, 2 litros.


• Usar suplementos alimentares. Prefira os mais naturais que são vendidos em supermercados, como granola e aveia, e não os consuma indiscriminadamente. Tudo em excesso pode fazer mal.


• Estimular o consumo de frutas e verduras, que vão normalizar o organismo para ele absorver melhor os nutrientes.


• Tomar, até 30 minutos antes das refeições, um copo de suco de limão ou laranja, ou comer um pedaço de maça. Eles abrem o apetite e ajudam a reter os sais minerais.


• Evitar ganhar peso rápido, isto pode lhe causar problemas de saúde.


Caso o problema persista, não deixe de consultar o médico para realizar exames mais específicos e tentar sanar essa dificuldade.


Consultoria:
Soraia Augusta, nutricionista.