Elas são adoradas por mais de uma geração. Criadas há 30 anos, as sandálias de plástico Melissa já calçaram 70 milhões de pés, com os mais variados modelos.
A primeira delas nasceu quietinha, inspirada nos sapatos usados por pescadores da Riviera Francesa. No meio do caminho, foram os modelos infantis que marcaram história. Hoje, fazendo barulho para quem quiser ouvir, são desenhadas por estilistas - e passeiam em calçadas do mundo todo.
“Atualmente, os modelos de Melissa agradam as adolescentes e mulheres de todos as idades que se identifiquem com o universo da marca”, conta a coordenadora de marketing da Melissa, Rachel Scherer.
E esse universo que acaba de completar três décadas é cheio de curiosidades. Você sabia, por exemplo, que antes de produzir a Melissa, a Grendene fabricava embalagens plásticas para garrafões de vinho? A matéria-prima mudou um pouco, a forma muito, e hoje as sandálias preferidas de muita gente são projetadas pensando num total aproveitamento de suas partes no processo de transformação do plástico em plástico. Mas algumas peças levam muito mais do que plástico injetado. O modelo que Madonna tem, por exemplo, conta com 140 cristais Swarowski.
A Melissa do tipo aranha, aquele primeiro e tradicional modelo, leva 26 segundos para ficar pronta, sem contar o tempo de projeto e confecção do ferramentário, claro. Mas, mesmo assim, é tempo recorde para produzir um mimo tão desejado pelo mundo. Estilistas como Jean Paul Gaultier, Thierry Mugler e Vivienne Westwood já colocaram seus nomes em Melissas. Por aqui, Alexandre Herchcovitch, os irmãos Fernando e Humberto Campana e Isabela Capeto também assinaram modelos.
Essa parceria da Melissa com estilistas e até novos nomes do design e da moda tem tudo a ver com o posicionamento da marca, que quer agregar modernidade e beleza aos produtos. “Desde o começo de sua história, a Melissa investe em parcerias com os principais nomes da moda internacional, o que reforça o pioneirismo da marca como lançadora de tendências e o seu posicionamento como líder no segmento de calçados em plástico. Nomes como o designer Karin Rashid e a arquiteta Zaha Hadid ganharam notoriedade no Brasil depois de parcerias com a Melissa”, lembra Raquel.
E sabe aquele cheirinho Melissa que todo mundo adora? Pois é, todas, vendidas em qualquer parte do planeta, têm mesmo um cheiro especial. A mistura, que a Grendene não revela nem sob decreto, tem chiclete, jujuba e pirulito. Quem inventou um cheirinho desses agora tem mais uma novidade para o olfato. Para comemorar os 30 anos, a marca resolveu criar um perfume - repetindo o modelo de marcas atreladas a frascos e essências.“O perfume Melissa não tem o mesmo cheiro das sandálias! A fragrância foi criada em parceria com a Casa de Fragrância Givaudan, criadora sucessos como Angel, J’Adore, L’Air du Temps, Opium e Prada Infusion d’Iris, com a consultoria da especialista Renata Ashcar”, conta Raquel. Mas ele só chega às lojas em setembro. Vale esperar para ver se esse cheirinho vai encantar tanto quanto às sandálias. A novidade, anunciada na São Paulo Fashion Week, foi acompanhada do pré-lançamento de novos modelos Melissa que também prometem arrasar no verão.
Por Sabrina Passos (MBPress)