quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pesos e medidas: o que a retenção de líquidos tem a ver com isso

Se você suspeita que sofre desse problema, a primeira coisa a fazer é atentar para alguns fatores. Questione: costuma ir regulamente ao banheiro? Não urina com freqüência? Sente muita sede? Apresenta grande inchaço em algumas áreas do corpo? Estes são sinais de que você pode estar em um período de retenção de líquidos. Mas embora essa seja uma fase incômoda devido à sensação de aumento de peso, não há muitos motivos para se preocupar, pois a retenção de líquidos não é considerada doença, de acordo com a médica especialista em endocrinologia e nutrologia, Dra. Ellen Simone Paiva. “Essa característica nada mais é do que um sintoma da menstruação, pois desde que começa a produção hormonal do ovário, há a retenção transitória e cíclica de líquidos”, explica.

Então, nada de medidas drásticas. Ainda segundo a Dra. Ellen, a ingestão de medicamentos diuréticos induz à perda forçada de água, além de proporcionar a falsa impressão de que houve perda de peso. “O sumiço temporário do inchaço nesses casos ocorre à custa de desidratação”, completa.


Embora a retenção de líquidos seja um processo normal, que termina após a liberação de progesterona e estrogênio assim que a menstruação acontece, em alguns casos ela precisa ser acompanhada, caso seja parte de um dos sintomas de doenças como insuficiência renal, cardíaca, ou doenças crônicas do fígado.


Consultoria
Ellen Simone Paiva, médica especialista em endocrinologia e nutrologia.