domingo, 27 de setembro de 2009

Nova era da plástica

O assunto já dividiu opiniões de pesquisadores do mundo inteiro e está prestes a figurar como uma nova possibilidade para se ficar mais jovem e bonita. Para entender melhor, as células-tronco são uma fonte natural de reparação de qualquer tecido do corpo humano. Elas são especiais por terem a capacidade de se auto-regenerar e dar origem a vários tipos de tecidos.


Estudos recentes mostraram que muitos outros tecidos e órgãos humanos têm estoque de células-tronco. Todas essas descobertas criaram expectativas sobre o uso de tais células no combate ao processo de envelhecimento e rejuvenescimento. “Ainda em estágio muito inicial, alguns estudos, como os divulgados durante o IX Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, em São Paulo, revelaram perspectivas animadoras”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado.


Presentes em tecidos embrionários ou em tecidos como medula óssea, cordão umbilical, placenta e gordura, as células-tronco de cada local específico têm apresentado vantagens e desvantagens para fins estéticos. “Tais células podem ser adquiridas facilmente através de uma lipoaspiração. Assim, num futuro próximo, poderemos indicar o procedimento para aprimorar o contorno corporal e também auxiliar no rejuvenescimento”, prevê o cirurgião.


Dessa maneira, a capacidade da regeneração dos tecidos com o emprego das células-tronco representa um potencial revolucionário na estética para restituir a juventude da face, dos lábios, do dorso das mãos e melhorar as cicatrizes.


Consultoria:
Ruben Penteado, cirurgião plástico.

http://www.medintegrada.com.br/