terça-feira, 6 de abril de 2010

Especial SPFW

Confira as principais propostas para make e penteado que foram vistas nos desfiles do mais importante evento de moda do País

Fotos: Carlos Bessa
Fotos: Carlos Bessa
Black total
Os olhos dramáticos são a cara do inverno. Nessa SPFW, o maquiador Marcos Costa lançou mão do recurso para o desfile de Fabia Bercsek. Sua fonte de inspiração foi a guerreira francesa Joana D'Arc. Ele passou sombra preta em toda a pálpebra e esfumou com um pincel de cerdas. Depois, usou lápis kajal preto nos contornos internos e finalizou com máscara preta. Já Terry Barber, maquiador sênior da M.A.C, criou um visual à "Brigitte Bardot skatista" para a Ellus, caprichando na sombra preta esfumada em degradê.

Fotos: Carlos Bessa
Smoked eyes
Para quem prefere um make menos rock'n'roll, as opções ao preto são as sombras em tons de vinho e marrom, bem esfumadas e marcadas, tendência vista em vários desfiles. Daniel Hernandez criou para a Triton um look em tom vinho apagado (meio amarronzado) com o côncavo bem definido e, para a Forum Tufi Duek, sombra terracota. A Iodice propõe um mix de nude e marrom nas pálpebras e lápis de contorno nos olhos, também marrom.
Fotos: Carlos Bessa
Toque de cor
O blush foi um elemento visto em poucos desfiles. Quem investiu em looks com maçãs realçadas foi Terry Barber, da M.A.C. Para a grife moderninha Carlota Joakina, ele apostou no blush cremoso cor Joie de Vivre, uma nuance rosada bem ao estilo Lolita. Olhos com sombra branca e lábios somente com hidratante completavam o visual. Já para a Iódice, Terry Barber marcou as bochechas das modelos com pigmento em pó dourado e marrom, mesmos tons empregados nos olhos e nos lábios.
Fotos: Carlos Bessa
Tela ideal
Para formar uma composição harmônica com os tons escuros e as roupas fechadas, nada melhor do que peles perfeitas, com manchas e espinhas corrigidos com base e/ou corretivo. Max Weber, responsável pela beleza da Colcci, preparou a tez das modelos com hidratante e corretivo Laura Mercier. As tops do desfile de Reinaldo Lourenço surgiram com a pele preparada com base líquida Studio Sculpt Foundation e cremosa Cream Colour Base Luna, da M.A.C.

Fotos: Carlos Bessa
No traço
Os tons fluo devem continuar em alta nos dias frios. O make de Alexandre Herchcovitch, concebido por Celso Kamura, foi um dos mais elogiados da temporada por conta da combinação de sombra azul-marinho índigo nas pálpebras e um traço de lápis laranja-fluorescente na parte de baixo, rente aos cílios inferiores. O truque do traço, se repetiu em outros desfiles, com destaque para sombras e lápis amarronzados e até vermelhos.
Fotos: Carlos Bessa
Ilusão de óptica
No último SPFW, apagar as sobrancelhas foi a ideia que mais rendeu comentários. Descoloridas ou disfarçadas com corretivo, elas (des)apareceram nos desfiles de Maria Bonita, Cori, Carlota Joakina, Fabia Bercsek, Osklen e André Lima, entre outros. Aviso: a tendência é um pouco perigosa para o uso no dia a dia já que ressalta em excesso os demais traços do rosto. Será que vai pegar?
Fotos: Carlos Bessa
Brilho
Usado tanto de maneira mais marcante, como no olho criado por Max Weber para Prisicilla Darolt, quanto de modo sutil, vide os pigmentos delicados nos looks da Cori e de Simone Nunes, o glitter marcou presença. Os pigmentos podem até pegar no dia a dia, segundo Daniel Hernandez, mas é preciso usar um produto para fixá-los e ficar atenta aos retoques. Lábios de tons vivos e cintilantes e sombras verdes e azuis também vão iluminar o make de inverno.

Fotos: Carlos Bessa
Exibidos
Embora, na maioria dos desfiles, os lábios tenham aparecido discretos e delicados, algumas marcas fizeram questão de reforçar sua atitude e mostrar bocas muito bem pintadas. As modelos poderosas da Neon, maquiadas por Lau Neves (M.A.C) surgiram com lábios em tons de vinho, roxo, vermelho, marrom e preto e gloss Clear por cima. Pink bem vivo foi a escolha de Robert Estevão para a beleza de André Lima, enquanto as tops de Lino Villaventura usaram batom cor de boca Tarim, da Natura - concepção de Marcos Costa.
Fotos: Carlos Bessa
Nude
Tendência-fetiche do último verão, o nude supera o calor tropical e continua nos nécessaires de outono-inverno das antenadas. A pele perfeita, vale lembrar, é o ponto de partida desse estilo de make, que conta com produtos beges e rosados que destacam os traços sem pesar. O look da Osklen se diferencia ao receber um toque de iluminador no nariz e nas têmporas. A ausência de máscara para cílios, blush e sombra marcou alguns desfiles da SPFW.
Fotos: Carlos Bessa
Destaque
As brasileiras simplesmente a-do-ram máscaras e, por isso, vários beauty artists não desprezaram o realce aos cílios. A beleza de Isabela Capeto, assinada por Max Weber, teve direito a cílios postiços em comprimento degradê somente no cantinho dos olhos. Os cílios das tops da passarela da Iódice, por sua vez, foram pintados com máscara aos tufos, para ficarem bem marcados.



Fotos: Carlos Bessa
Coques
De diferentes estilos, volumes e texturas, só deram eles! Quer arrasar na próxima estação? Seja qual for a ocasião, vá de coque. O da Animale, by Max Weber, teve a raiz bem puxada com gel. O cabelo foi superdesfiado, criando uma estrutura em formato triangular, penteado sobre a parte de trás, que ficou presa em um coque banana. As tops de André Lima surgiram com um coque-topete bem rock'n'roll, enquanto os coques da Iódice estavam na altura da orelha, com um nó a partir de um rabo de cavalo. Fácil de fazer, o desfiado-chique de Samuel Cirnansk só requer grampos e spray.
Fotos: Carlos Bessa
Exotismo
Os presos marcaram presença, com visuais exóticos remetendo às tendências folk e grunge das passarelas. Entre os looks que merecem destaque está o da grife Amapô. O cabelo, com volume, foi todo preso com um elástico. Com mais um elástico menor, foi puxado mais um rabo que não passava até o final do elástico, como se fosse um meio-rabo. Algumas tranças finas completaram o penteado, finalizado com spray. Houve espaço também para presos mais simples, como os da Rosa Chá: um rabo de cavalo simples, baixo, bem marcado com gel. Uma mecha do próprio cabelo escondia o elástico, recurso bastante usado nas catwalks.



Fotos: Carlos Bessa
Duplo efeito
Gloria Coelho, Cori e Reinaldo Lourenço investiram em raízes retas, bem presas à cabeça com modelador e gel até o início das orelhas, e comprimento seco e solto. Cori e Reinaldo Lourenço apostaram no comprimento com ondas, em uma releitura moderna dos anos 40.

Fonte: Corpo a Corpo

Nenhum comentário: