terça-feira, 6 de abril de 2010

SOS pele

Detonou o rosto durante as férias? Muita calma nessa hora! Existem tratamentos e substâncias que são tiro e queda contra probleminhas como ressecamento e manchas e prometem recuperar a cútis rapidinho



Look saudável, aparência sempre jovem, pele de pêssego... Não faltam palavras para definir um rosto bonito e bem tratado. Também não faltam probleminhas que afetam a beleza natural dessa região, afinal, o tempo é implacável quando se trata de manter a aparência sempre jovem. Some-se a isso sol em excesso, tabagismo, clima, poluição, alterações hormonais, alimentação inadequada, estresse e falta de cuidados.
O resultado aparece logo: rugas e linhas de expressão, manchas, pele sem brilho e ressecada, espinhas... E, se um desses transtornos incomoda, imagine dois ou mais deles visivelmente instalados no seu rosto. Felizmente, os tratamentos faciais se multiplicam. "A nanocosmética é uma forte tendência por sua eficácia em resultados e os lasers estão cada vez mais específicos e menos lesivos à pele. Também os preenchimentos tornam-se mais duradouros e seguros, principalmente os de ácido hialurônico", diz Ademir Júnior, médico e professor do curso de Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz (SP).
Já que as opções a favor da beleza são muitas e parar o tempo não é possível, amenizar os sinais que se instalam diante de nossos olhos (e de quem nos vê) passa a ser uma alternativa pra lá de interessante. E o que é melhor, tudo ao alcance da vontade de ficar o tempo todo linda e jovem. Confira o que diz o time de especialistas que consultamos sobre os principais problemas que afetam a pele sensível do rosto, os tratamentos estéticos, os produtos mais indicados para cada caso e os cuidados em casa. Escolha o que atende à sua necessidade e comece agora a tratar bem sua pele.
OLEOSIDADE EXCESSIVA
Ninguém merece o aspecto gorduroso e nada agradável que a pele oleosa imprime principalmente na fronte e no nariz. Se não bastasse, os poros ficam dilatados, permitindo o aparecimento de cravos e espinhas. "Para amenizar o problema, manter uma boa higiene é fundamental. Além disso, existem no mercado produtos secativos de ótima qualidade", diz a esteticista Juliana Meckelburg, do HBD Spa (RJ).
Características: pele brilhante sempre gordurosa, acompanhada muitas vezes de poros dilatados, cravos e espinhas. Em casos extremos, pode haver áreas de vermelhidão e descamação, ou seja, dermatite seborreica com aspecto ressecado
Causas: ocorre pela constituição genética ou por desequilíbrios hormonais ocasionais.
Tratamentos: os produtos e ativos mais importantes são sabonetes e adstringentes com enxofre, sulfacetamida, piroctone olamina, zinco, ácido glicólico e procedimentos à base de AHA (alfa-hidroxiácidos) que são indicados por serem renovadores celulares. Os peelings suaves de ácidos retinoico e glicólico mantêm o equilíbrio da tez, enquanto que a limpeza de pele é útil para retirar os cravos. Em casa, os sabonetes e adstringentes são indispensáveis; já os seruns e géis levíssimos com vitamina C e ácidos de frutas e glicólico são efetivos.

PEQUENOS RETOQUES
Recorrer aos recursos da medicina estética continua sendo uma boa opção para o rejuvenescimento da pele. E os preenchedores faciais prosseguem fazendo sucesso. Além do ácido hialurônico, velho conhecido nas clínicas dermatológicas há dois anos, a hidroxiapatita de cálcio (cujo nome comercial é Radiesse) foi aprovada para preencher regiões de grande volume, como malar, corrigir alterações nasais e rejuvenescer as mãos.
Entre as vantagens estão a durabilidade, que é de até um ano e meio, enquanto o ácido hialurônico dura de seis a oito meses, e o estímulo ao colágeno natural. Nos Estados Unidos a substância foi aprovada há algum tempo e no Brasil está sendo comercializada, com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde setembro de 2009. Mas nada de sair por aí entregando seu rosto a profissionais que pouco conhecem os efeitos do produto. "Somente um médico habilitado e treinado na técnica da hidroxiapatita de cálcio pode aplicar a substância", alerta Reinaldo Tovo, mestre e doutor em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
ACNE
A acne não incomoda apenas os adolescentes. Ela surge em adultos também e requer basicamente os mesmos tratamentos da pele oleosa, se estendendo somente em uma limpeza profunda da cútis com o esteticista a cada 15 dias até a normalização do caso. A visita ao dermatologista é importante para detectar o grau do problema e a necessidade ou não de medicamentos por via oral. "Além disso, é preciso paciência, pois muitas vezes o tratamento é demorado e necessita de cosméticos específicos", diz Maria Inez Linhares, da Clínica Iris Medicina Estética (RJ).
Características: bolinhas e nódulos vermelhos e inflamados, cravos pretos e brancos, asperezas na testa ("ralador"), oleosidade, manchas remanescentes cor de vinho e muitas vezes cicatrizes.
Causas: ocorre por excesso de trabalho das glândulas sebáceas. Há obstrução dos poros e posterior infecção por bactérias. Existe também uma tendência genética, mas há outros fatores agravantes, como cremes gordurosos, desequilíbrios hormonais, dieta excessivamente calórica, estresse e medicamentos.
Tratamentos: sabonetes e adstringentes antioleosidade, limpezas de pele, peelings de resorcina, uso de LEDs e luz pulsada são muito interessantes. Os preenchimentos de cicatrizes são bem eficazes. Em casa, manter uma higiene correta e regrada com produtos (sabonetes) fluidos e secativos com os ativos mencionados acima, adstringentes com clindamicina ou eritromicina, ácidos suaves e máscaras de mentol é fundamental. A alimentação deve ter ênfase em verduras e frutas.



RESSECAMENTO
Não importa o clima e nem seu tipo de pele, a hidratação facial é essencial para repor a perda de água e evitar o aspecto áspero e sem brilho. "Ela fica ressecada porque sofre agressões, em especial do sol, perdendo sua hidratação natural, ou porque não produz componentes que sejam eficientes em fixar água nela mesma", explica o dermatologista Ademir Júnior. Mas nada que o uso de cremes ou géis de boa qualidade e com ativos específicos para seu tipo de pele não resolva.
Características: pele sem brilho, esbranquiçada, com toque áspero, sensação de repuxamento e, em alguns casos, descamação fina visível.
Causas: agressões externas como clima, sol ou pela constituição genética.
Tratamento: procedimentos como hidratações profundas, máscaras, hidratantes injetáveis como o Vital e lasers como o Quantum são muito usados. Os ativos mais importantes são à base de ureia, lactatos, alantoína, ceramidas, silicones, pantenol, óleos naturais, glicerina, lanolina, palmitato de retinol, glycans, entre outros. Em casa, é possível cuidar da pele ressecada com bons hidratantes e máscaras, evitando-se água muito quente e sabonete abrasivo.
MANCHAS
A primeira coisa a fazer diante de uma mancha é buscar orientação médica, já que ela é causada pela produção desigual de melanina. "Somente o dermatologista pode avaliá-la com precisão e indicar o melhor tratamento, que vai desde peelings simples e combinados com ácidos até a manipulação de cremes com ácidos para serem usados em casa", afirma a dermatologista Maria Inez Linhares.
Características: lesões escuras arredondadas e definidas (melanoses) e zonas castanhas espalhadas e indefinidas (melasmas).
Causas: ocorre por sol em excesso e sem a devida proteção, interage com hormônios (pílulas anticoncepcionais, gravidez), piora com agressões como depilações com cera no rosto, idade e falta de cuidados com a pele.
Tratamentos: os ativos eficazes são os que contêm ácido retinoico e hidroquinona, porém, corticoides também podem ser acrescentados. Ácidos de frutas, ácido glicólico e vitamina C também são usados e o ativo arbutin nos hidratantes ajuda a prevenir a piora das manchas. Outros recursos bastante usados nas clínicas são peelings de Jessner, de ácido retinoico, microcauterização salpicada, neve carbônica e terapia fotodinâmica para melanoses, além de lasers como Starlux e Quantum. Em casa, cremes com vitamina C, alfa-hidroxiácidos e ácido retinoico são indicados algumas noites por mês.

ENVELHECIMENTO
O tempo é implacável quando se trata de manter o rosto sempre jovem. Porém esta é a região mais beneficiada quando o assunto são recursos estéticos, afinal, o que não faltam são modernas técnicas da medicina e centenas de cosméticos pró-rejuvenescimento. "O ácido retinoico tem grande poder de reversão das rugas, mas outros ácidos, como o glicólico, a vitamina C, o hidroxiprolisilane C e os estimuladores de colágeno também são muito úteis", garante a dermatologista Ligia Kogos (SP).
Características: linhas e sulcos começam em áreas de maior movimentação como testa e lateral dos olhos e depois se alastram para bochechas, boca e queixo.
Causas: idade cronológica, baixa de hormônios femininos pós-menopausa, sol, cigarro, estresse, etc.
Tratamento:
peelings de ácido retinoico, lasers como Quantum, Starlux, Fraxel e CO 2, e a toxina botulínica, além de preenchedores que eliminam as rugas de maneira imediata. Produtos à base de vitamina E, que retarda o envelhecimento, e vitamina C, que é antirradicais livres, combatem o envelhecimento precoce. Em casa, o ideal são os cremes com ácidos suaves, hormônios e hidratantes e pelo menos uma vez por mês um creme de ácido retinoico sob orientação médica para estimular profundamente o colágeno. Além disso, filtro solar diariamente.
CUIDE-SE DE DENTRO PARA FORA
Não são poucos os fatores externos e internos que contribuem para fazer surgir probleminhas que incomodam. A dermatologista Ligia Kogos mostra como cada um afeta a saúde da sua pele
Externos
Sol degenera o colágeno, altera a melanina causando rugas e manchas.
Cigarro literalmente "come" o colágeno da pele, fazendo que ela perca a elasticidade e o viço, causando rugas, palidez e olheiras.
Clima frio resseca; ar condicionado retira a lubrificação natural; tempo quente e úmido causa irritações e facilita infecções por fungos e bactérias.
Poluição pode obstruir os poros, deixando a tez irritada e com um aspecto grosseiro.
cremes gordurosos podem causar acnes e cravos.
Alérgenos provocam vermelhidão e descamação (alergias a detergentes, maquiagens e esmaltes).
Internos
Fatores hormonais baixa de estrógenos pós-menopausa leva a rugas e flacidez, palidez e olheiras; distúrbios como a síndrome de ovários policísticos causam acnes e eczemas.
Alimentação se for inadequada com excesso de calorias, favorece o surgimento de espinhas; pouca proteína deixa a pele flácida e propícia às rugas. estress e aumenta a produção de corticoides naturais do organismo, facilitando atrofia da pele, perda de colágeno, acelerando o envelhecimento.
Doenças podem alterar a imunidade e a pele fica vulnerável às infecções; múltiplas alterações podem ocorrer por doenças e medicamentos.

 Fonte: Corpo a Corpo

Nenhum comentário: