sábado, 24 de outubro de 2009

Acabe com acne, estrias e flacidez

Confira as sugestões de BOA FORMA detone os pesadelos femininos

Por Carmen Guaresemin

Hitoshi Nishimura/Getty Images

Aqui vai uma seleção campeã de tratamentos para corpo e rosto, além de cosméticos poderosos. Algumas dessas novas técnicas ainda são privilégio de poucas clínicas. Outras, são caras... Mas, à medida que forem ganhando fama, o preço tende a se popularizar – lembra como a lipoaspiração custava fortunas nos anos 80 e hoje ficou bem mais acessível?

Para evitar as estrias


O Thermacool, usado para combater a flacidez do rosto, está sendo indicado para prevenir o aparecimento de estrias. O aparelho – que agora possui ponteiras maiores para cobrir grandes áreas – emite ondas eletromagnéticas invisíveis que penetram na derme, estimulando o colágeno. “Ele promove a formação de colágeno novo, aumentando a sustentação e a resistência da pele e impedindo que ela se rompa ao esticar”, diz o cirurgião dermatológico João Carlos Pereira, de São José do Rio Preto (SP). Tratamento: uma única sessão. Preço: 3 mil reais (para aplicação no abdômen).

Para acabar com celulite e flacidez

O Accent é um aparelho de radiofrequência que emite ondas eletromagnéticas capazes de elevar a temperatura interna da região tratada atingindo a camada da pele em que o colágeno é produzido. Aquecido, o colágeno se reorganiza e estimula a produção de novas fibras. “O Accent é considerado uma evolução do Thermacool no quesito tratamento da flacidez porque oferece resultados mais duradouros”, fala o dermatologista Paulo Barbosa, de Salvador. “Ele é indolor e mais barato também. Como não é preciso trocar a ponteira, o custo não aumenta em áreas maiores”, explica a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo. Tratamento: de quatro a oito sessões. Preço: de 550 a mil reais a sessão.

Para ganhar um bocão

“Quatro minutos é o tempo que o creme labial Lip Plumper leva para fazer efeito, aumentando o volume dos lábios”, comemora a dermatologista Luciane Scattone, de São Paulo. O segredo é a mistura de ácido alfa-lipoico com complexo NTP (com DMAE), que promove um tipo de irritação local. Além disso, o uso contínuo promete também reduzir o aparecimento de linhas finas e rugas e realçar a cor natural da boca. “O produto pode ser um primeiro passo para quem deseja fazer um preenchimento e quer ter uma noção de como os lábios ficarão”, diz a médica. Preço: 95 reais o tubo, em média.

Para prolongar a juventude

Uma nova pílula promete combater os radicais livres, aquelas detestáveis substâncias que causam envelhecimento e baixam nossas defesas. O princípio ativo dessa formulação é o pycnogenol, extraído do pinheiro francês Pinus pinaster. “As evidências apresentadas sobre o seu efeito transformaram a nova pílula num dos temas mais falados no 64º Encontro”, conta a dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro. O tratamento dura cerca de seis meses e pode ser repetido se necessário. Preço: 100 reais a caixa com 50 cápsulas.

Para proteger as unhas

Fortalecedores, aceleradores de crescimento, hidratantes, endurecedores, repositores de queratina – o arsenal de produtos para as unhas é enorme. Só faltava mesmo um filtro solar... A empresa cosmética Orly acaba de lançar o Sunscream, um filtro de uso tópico para as unhas que tem como principal objetivo bloquear os raios solares que podem prejudicálas. “Ainda não há estudos conclusivos sobre os efeitos da radiação nas unhas. No entanto, como elas são formadas por queratina, assim como o fio de cabelo, podem sofrer danos e precisam de proteção”, diz a dermatologista Luciane Scattone. Preço: não disponível. Quando: final de 2006.

Para detonar a acne

O ácido 5 aminolevulínico, usado até então para tratar lesões de câncer de pele, é o método da hora para secar acne ativa e reduzir as cicatrizes resultantes dela. A pele recebe uma aplicação do ácido seguida do jato de laser, potencializando o seu efeito. “O único cuidado é evitar o sol durante 48 horas e usar filtro alto, pois a pele fica sensível à luz solar”, avisa a dermatologista Ana Lúcia Récio, de São Paulo. “Os resultados duram até três anos”, conta a dermatologista Patrícia Rittes, de São Paulo. Tratamento: de duas a quatro sessões, a cada 15 ou 20 dias. Preço: de 800 a 1500 reais a sessão.

Para adiar as rugas

Aquelas rugas fininhas, ao redor dos olhos, são as primeiras a incomodar, não é? Justamente para evitá-las é que surgiu o Aluma, um aparelho de radiofrequência que emite ondas suaves, próprias para tratar peles jovens, que promove a retração do colágeno. O dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo, conta que a aplicação não causa desconforto e os resultados duram, em média, um ano. Tratamento: de três a quatro sessões com intervalos de um mês. Preço: de 1500 a 2 mil reais a sessão. Quando: segundo semestre de 2006.

Fonte: Boa Forma