domingo, 11 de outubro de 2009

Dicas para uma cor saudável

Bronzeamento a jato Brasilia-DF - Foto 2


O inverno acabou, mas as temperaturas elevadas deixam o clima com cara - mesmo! - de verão. É um convite perfeito para estender a canga na areia em busca de um bronzeado. Mas atenção: para aproveitar ao máximo o sol e não sofrer com seus efeitos nocivos é importante tomar cuidados básicos com a pele. Cuidados que fomos garimpar entre atrizes, que por dependerem da imagem e andarem em evidência, precisam estar sempre com ótima aparência. Confira:

Protetores

A atriz Vitória Frate costuma tomar cuidados redobrados. "Uso protetor solar da marca Vichy fator 60 no rosto, pois minha pele é muito clara. Na adolescência cheguei a fazer um tratamento para tirar algumas manchas de sol. No resto do corpo uso filtro solar fator 30. Demoro uma semana para ficar um pouco bronzeada, mas a cor fica por mais tempo. No dia a dia, também uso protetor", explica a Julinha de "Caminho das Índias".


“Engana-se quem pensa que as morenas não precisam se preocupar com o excesso de exposição aos raios ultravioletas”


Para ficar bronzeada e evitar as indesejáveis manchas, a apresentadora do "Vídeo Show" Fiorella Mattheis é cautelosa. "Procuro ter uma boa alimentação para a pele estar saudável e bebo muito líquido. Sucos com cenoura, beterraba e laranja são ricos em betacaroteno, que auxiliam na hora de se bronzear. E filtro solar, claro", ensina a loira, que não costuma usar cremes hidratantes por ter a pele neutra: "Uso apenas óleo da marca Weleda quando faço massagem".


Engana-se quem pensa que as morenas não precisam se preocupar com o excesso de exposição aos raios ultravioletas. Juliana Alves, a Suellen de "Caminho das Índias", dá a dica: "Quando eu era mais nova, não tinha o hábito de usar muito filtro solar. Mas agora me cuido. No rosto, passo um creme que tem fator 15 de proteção. Ele é feito em uma farmácia de manipulação para o meu tipo de pele, que é mista". A atriz teve problemas com acne no passado: "Foi por causa de um momento de estresse. O bem-estar mental também ajuda a manter a pele bonita".


Bronzeamento artificial

Dona de um rosto liso e sem manchas, a atriz Vanessa Giácomo, a Rosinha de "Paraíso", tem hábitos simples na hora de garantir uma cor saudável. "Primeiro, preparo a pele fazendo uma boa esfoliação e depois uma hidratação. Passo protetor uma hora antes de ir à praia", conta a mulher do ator Daniel de Oliveira, que já fez sessões de bronzeamento artificial - técnica com risco de ser proibida no Brasil: "Fazia apenas por dez minutos, que equivalem a três horas de sol, o que já é muito".


A dermatologista Daniela Nunes, diretora-médica da Slim Clinique, alerta: "Este procedimento pode causar câncer de pele e envelhecimento precoce devido à ação dos raios ultravioleta A. O ideal é não fazer. Vale lembrar que é impossível ficar sem manchas com bronzeamento artificial". Segundo Daniela, a melhor maneira de garantir a cor do verão sem descascar está na hidratação: "O ressecamento faz a pele descamar, perdendo o bronzeado rapidamente. É preciso evitar o sol entre 10h e 15h, horário de maior incidência dos raios ultravioleta. E não esquecer de usar protetor solar e reaplicá-lo sempre que suar ou entrar na água".


Jato de tinta

Uma alternativa para quem não quer correr riscos em nome da estética é o método Magic Tan. Adriana Colin, assistente de palco do programa "Domingão do Faustão", é adepta: "Trata-se de um jato de tinta que, aplicado ao corpo, deixa a pessoa linda em minutos. E dura até dez dias sem prejudicar a pele. Uso, ainda, um spray "Glam Bronze", da L'Oréal, para as pernas. Quebra um galhão". A dermatologista garante que esta opção de autobronzeamento não tem contraindicações. E aconselha: "O único cuidado é fazer uma boa esfoliação no corpo para evitar que algumas áreas fiquem mais escuras do que outras, como os cotovelos e joelhos".