quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Patrícia Poeta e a dieta das notas

Ela aposta na dieta das notas para manter o corpo enxuto. Confira o cardápio da apresentadora e a tabela de substituição dos alimentos



Dieta com chocolate

"Emagreci comendo brigadeiro”, diz. E é a mais pura verdade. No começo deste ano, Patrícia, que mede 1,72 metro, resolveu se livrar dos quilos extras que ganhou nos últimos dois anos e meio. “Quando voltei de Nova York, Estados Unidos, onde trabalhei como correspondente, estava magra demais, pensando 56 quilos. Relaxei, e empolgada com a comida brasileira, cheguei aos 64 quilos”, conta. Disposta a voltar ao peso em que se acha realmente bem, entre 58 e 59 quilos, ela procurou o endocrinologista carioca Guilherme de Azevedo Ribeiro – criador da dieta das notas e autor dos livros Dieta Nota 10 e Cardápios Nota 10 (o segundo previsto para chegar ao mercado em novembro), ambos da editora Bertrand Brasil.

“Não consigo seguir dietas restritivas, pois tenho muito prazer em comer e sinto falta de um docinho”, diz Patrícia. Por isso, a dieta das notas foi uma escolha perfeita, já que todos os alimentos são liberados – só não é permitido ultrapassar a quantidade diária de notas estipulada para cada pessoa de acordo com a altura. Não abriu mão do brigadeiro nem do pão francês, mas seguiu à risca as notas diárias recomendadas para ela.

Lei da compensação

Para enxugar os 5 quilos extras e chegar aos 59, seu peso atual, consumiu 600 notas diárias e, agora, na fase da manutenção, soma os alimentos até 800 notas. “Adotei a lei de compensação: tomo um prato de sopa de legumes e como um grelhado com salada, mas não deixo faltar sobremesa, seja brigadeiro, chocolate ou uma fatia de pavê. Quando o assunto é doce, tudo agrada (risos)."

Também seguiu a determinação do médico de não ficar cinco horas sem comer. O doutor Guilherme esclarece: “É a única regra que imponho, pois o jejum desencadeia uma baixa de carboidrato, combustível essencial para o bom funcionamento do organismo”. Patrícia conta que mesmo com toda a liberdade que a dieta permite, ela acabou fazendo opções mais saudáveis. “Passei a consumir mais grelhado e salada e parei de exagerar no queijo. Antes comia tudo com muito molho branco, adorava o de quatro queijos. Hoje, opto pelo molho de tomate fresco, que tem zero nota.”

Cardápio da dieta das notas

Para emagrecer, ela seguiu um cardápio de 600 notas (equivalente a 1200 calorias) e para a manutenção de peso, o de 800 notas (cerca de 1600 calorias). Veja, abaixo, dois exemplos de cardápio sugeridos para a jornalista pelo endocrinologista Guilherme de Avezedo Ribeiro. Para fazer as substituições sem ultrapassar o limite das notas, use a tabela de alimentos.

Na medida certa

A quantidade de notas diárias para o cardápio de emagrecimento é determinada pela altura da mulher:

Até 1,60 metro: 450 notas
Entre 1,61 E 1,70 metro: 500 notas
Acima de 1,71 metro: 600 notas

Emagrecimento (600 notas)

Café da manhã (100 notas)
• 2 fatias de abacaxi - 25 notas
• 1 iogurte de frutas light - 30 notas
• 1 pao frances (sem miolo) - 30 notas
• 1 unidade de queijo pasteurizado light - 15 notas

Lanche (50 notas)
• 1 copo grande de suco de frutas sem açucar (300 ml) - 50 notas

Almoço (185 notas)

• 1 file mignon medio grelhado - 50 notas
• Salada de alface (à vontade) com beterraba (2 col. sopa) e cenoura (2 col. sopa) - 15 notas
• 2 col. (sopa) de arroz - 35 notas
• 2 col. (sopa) de feijao - 35 notas
• 1 taça pequena de pudim diet - 50 notas

Lanche (60 notas)
• 1 copo pequeno de suco de frutas sem açucar (200 ml) - 25 notas
• 1 pao de queijo medio (40 g) - 35 notas

Jantar (150 notas)
• 1 prato de sopa de legumes - 15 notas
• 1 file de peito de frango medio grelhado - 50 notas
• 1 batata media cozida - 35 notas
• 1 brigadeiro medio - 50 notas

Ceia (55 notas)
• 1 fatia grande de melao - 25 notas
• 1 iogurte de frutas light - 30 notas

Manutenção (800 notas)

Café da manhã (155 notas)
• 1 fatia de mamao - 25 notas
• 1 xic (cha) de cafe com leite desnatado - 35 notas
• 1 pao frances (sem miolo) - 30 notas
• 2 col. (sopa) de geleia diet - 25 notas
• 1 fatia media de queijo de minas - 40 notas

Lanche (50 notas)
• 1 copo grande de suco de frutas sem açuucar (300 ml) - 50 notas

Almoço (240 notas)
• 1 file medio de peixe grelhado - 50 notas
• 4 col. (sopa) de salada de beterraba e cenoura - 15 notas
• 2 col. (sopa) de arroz - 35 notas
• 1 col. (sopa) rasa de pure de batata - 35 notas
• 1 fatia pequena de bolo de chocolate - 105 notas

Lanche (85 notas)
• 1 barra de cereais light pequena - 45 notas
• 1 taça de sorvete diet - 40 notas

Jantar (215 notas)

• 4 col. (sopa) de macarrao - 70 notas
• 1 col. (sopa) de molho a bolonhesa - 25 notas
• 1 pedaço pequeno de pave - 120 notas

Ceia (55 notas)
• 1 maca pequena - 25 notas
• 1 iogurte de frutas light - 30 notas


A apresenta conta o que faz para manter o visual impecável

Nada de horas e horas perdidas no salão de beleza para manter seu longo cabelo negro – sem tintura – macio e sedoso. Os cuidados se resumem a hidratação quinzenal, feita em um salão próximo da casa dela, e uma aplicação semanal de uma ampola de vitaminas, que Patrícia mesma espalha nos
fios. “Como uso muito secador por causa do trabalho, tenho que hidratá-los bem”, explica a jornalista, que faz o mesmo com o seu organismo, bebendo pelo menos 2 litros de água diariamente. “No estúdio, com o ar-condicionado na máxima potência, o ar fica ressecado, então bebo muita água, principalmente por causa das cordas vocais.”

Com a pele, o segredo é usar produtos específicos para o tipo dela e para o clima da cidade em que reside. “Percebi isso quando fui morar em Nova York, Estados Unidos, onde o ar é seco. Mesmo tendo pele oleosa, ela ficava extremamente seca. Somente quando procurei uma dermatologista e passei a usar cremes adequados para o clima é que ela melhorou. Ao chegar ao Rio, ela voltou a ficar oleosa por causa da umidade e do calor”, conta. Hoje, ela se trata com a dermatologista Karla Assed, que prescreve fórmulas livres de óleo. Diariamente, aplica um creme para região dos olhos e filtro solar com fator de proteção 30 no rosto. À noite, usa demaquilante e alterna um produto à base de ácido com um gel hidratante.


Ela conta como mantém a boa forma malhando sem exageros

Patrícia Poeta sempre fez exercícios. Quando era criança passou pelo balé clássico e pelas ginásticas olímpica e rítmica. Na adolescência, continuou com a dança, mas preferiu o jazz. Hoje, caminhada e corrida são opções constantes. Quando pode, aproveita para caminhar ao ar livre percorrendo as orlas do Leblon (onde mora), de Ipanema e do Arpoador. São 8 quilômetros, ida e volta. “É ótimo para pensar nos projetos de trabalho e também para relaxar, dar uma oxigenada”, conta. Para complementar o exercício à beira-mar, ela malha de duas a três vezes por semana orientada pela personal trainer Isabelle Colmenero. Primeiro, faz exercícios de carga para o corpo inteiro – com ênfase para coxas, bumbum e barriga – em aparelhos de musculação ou no solo, com caneleira ou halter. Terminado o trabalho de musculação, parte para o treino aeróbico, feito no transport, na bicicleta ou na esteira. “Gosto do transport, porque sei que funciona muito para o corpo feminino, principalmente para bumbum e pernas. Eu fazia até uma hora e meia, mas aprendi com a Isabelle que o revezamento de aparelhos potencializa a queima de calorias”, fala a jornalista. “Dá para trabalhar com intensidade maior se a aluna não fica muito tempo em um único aparelho, como Patrícia fazia. Hoje, ela treina de 30 a 45 minutos, no máximo, com melhor resultado”, diz a personal.


Patrícia Poeta é fantástica

Profissional de sucesso, bonita, corpo enxuto, simpática... Não é à toa que a jornalista chama tanto a atenção à frente do Fantástico. Descubra aqui como ela arruma tempo para malhar – mesmo trabalhando 12 horas por dia e cuidando do filho. E também como conseguiu emagrecer sem sacrifício com a dieta
das notas


Linda e esbanjando simpatia, esta morena de sorriso largo, que conquistou a todos os telespectadores nas noites de domingo, trabalha duro: de dez a 12 horas por dia. A agenda lotada, porém, não é desculpa para escapar da malhação ou pular as refeições. Prática e bem organizada, Patrícia Poeta, que é gaúcha de São Jerônimo e completará 33 anos este mês, consegue dar conta de tudo.

Ela acorda às 6 da manhã para tomar café com o filho, Felipe, 7 anos, e o marido, Amauri Soares, diretor de projetos e eventos especiais da Rede Globo. “Eu preparo o Felipe para ir à escola e o Amauri o leva até lá. Jamais terceirizo essa função, a babá não me substitui. Não consigo ficar na cama, dormindo, enquanto a casa se movimenta”, conta.

Depois que eles saem – e antes de ir ao trabalho –, é hora de cuidar dela mesma: vai à academia ou caminha ao ar livre. “Faço ginástica pensando mais no bem-estar e na saúde do que na estética. Não sou escrava do espelho, me cuido dentro da média”, diz. Uma vez por semana, a sessão de drenagem linfática é sagrada. “É bom para o corpo, além de ser muito relaxante”, fala Patrícia. Ela bem que merecia estampar a capa de BOA FORMA com um lindo biquíni. Só não está lá porque segue as normas do departamento de jornalismo da Rede Globo sobre exposição de imagem.